Quase todos já acessara aluns sitem que te permitem postar , editar, remover conteúdo disponível, você pode não saber,seja a famosa e polêmica wikipédia, a humorística desiclopédia, a politizada corruptopédia (só sobre política) entre outros. Mas você está na cultura wiki, com a internet, você gera o conteúdo e não é apenas um consumidor passivo. Gerar e refletir sobre o próprio conteúdo, é o que veremos aqui.
“cultura wiki”: qualquer
um que ja tenha na vida participado
de um mutirão, ou que tenha
vivido em alguma
pequena cidade de interior, em
algum bairro de periferia, deve
ter alguma experiencia colaborativa
“off computer” para contar
Mais uma importante colaboração extraída da revista Espírito livre , dessa vez sobre conhecimento colaborativo, no estilo wiki , onde todos podem colaborar na contrução do conhecimento. Embora o expoente dessa filosofia mais famoso seja a Wikipédia, procurarei aqui dar mais ênfase as idéias e conceitos de conhecimento colaborativo
O desenvolvimento do software livre e a conscientização das pessoas por uma cultura de independência cultural e de opinião tirou o poder de uma elite da mentalidade cultura e entretenimento que possuíam sobre a maioria, fim do conhecimento único, da verdade única, o que forçava as pessoas a escolher a mídia menos distorcida ou aceitar como verdade absoluta , como alguns jornais e telejornais no Brasil, agora não precisamos ser apenas um consumidor de informação ou “interagir” com a notícia (quando ela é selecionada e tratada), principalmente com a internet, compartilhamento de dados como nunca antes vista, mas faltava uma interação maior, uma filosofia de colaborativa na geração do conhecimento, e nesse contexto entra o conceito de wiki (do havaiano wiki-wiki – muito rápido). É um tipo de software livre para construção colaborativa, além de ser a “materialização” da filosofia. Para entender melhor, a lógica wiki permite diversificarmos a forma como aprendemos (recuperamos, processamos e aplicamos) conhecimentos e dispomos deles em ações.
Tecnicamente, o primeiro softwares com as características wiki era chamado PortlandPattern-Repository, foi criado em 1995 pelo programador Ward Cunningham, que objetivava facilitar o registro e a troca de conhecimento entre os membros da sua empresa de softwares.No decorrer dos anos o sistema foi utilizado por instituições publicas e privadas e pelos próprios jornais resultando em :
1- edição colaborativa de textos com a participação dos leitores;
2- interação entre a comunidade e os jornalistas;
3- transparência dos processos produtivos e,consequentemente, maior credibilidade para as mídias
Durante algum tempo ficou mais usado para ninchos específicos, com o jornalismo até no ano de 2001, Jimmy Wale e Larry Sanger inauguraram o serviço de enciclopédia virtual onde qualquer pessoa poderia editar sobre qualquer tema disponível no site, resultando na wikipédia, um dos sites mais polêmicos entre educadores, editores, enciclopedistas, que muitas vezes questionam a qualidade do que se publica, o que foi comprovado em 2005 pela revista Veja, que propositalmente alguns jornalistas alteraram uma informação da biografia presidente Lula, na versão em inglês da enciclopédia, que pode ser provado clicando aqui , onde por 48 horas, a informação (lugar de nascimento) ficou alterada e não foi corrigida.Quantas pessoas não tomaram isso por verdade??
Aparentemente uma informação sobre essa pode não ter causado grandes problemas, mas essa ferramenta já foi usada para espalhar boatos sobre algumas pessoas. (deste já me desculpo com algumas pessoas que partilhei dessa informação, pois disse que foi na revista IstoÉ que vi isso, mas me enganei).
Esse sistema de conhecimento ,geralmente baseada na Creative Commons (CC) para a veiculação de conteúdo estimula a criação própria, com base mas idéias e estudos anteriores, ou seja na idéias.
O objetivo é bem vindo, acrescenta o que as pessoas sabem sobre um assunto, a linguagem vai ficando mais compreensível, certificada em citações e referências, o conhecimento gerado ali fica mais confiável, agora vem o desafio de gerenciar essa massa de dados , garantir sua integridade, qualidade técnica e disponibilidade , servindo como ponto de partida na educação, negócios, cultura pop, na política e humor, entre outros ramos onde o conhecimento é contruído. Abaixo alguns exemplos de sites que tem essa filosofia wiki.
Muitos deles tem a política de incentivar o conteído original, a criatividade, repúdio ao plágio, a velha prática de copiar e colar e o conteúdo estar sobre as licença Creative Commons (CC), fazendo o nesmo ser de domínio público.
http://www.dgeo.udec.cl/wiki/index.php/Portada - wiki site da Universidade de Concepcion, Chile, coecimento gerado por alunos e professores
http://wiki.ubuntu-br.org/ - Página wiki para usuários e desenvolvedores do Ubuntu, tudo queé postado aqui tem o controlhe dos administradores para ver se cumpre as determinações das normas de conduta
WikiDiversidade - Desesenvolvimento de um ambiente de aprendizagem acadêmico
WikiTravel - site que objetiva ser um guia de viagens mundial, ideal para lugares com potencial turístico e não cobertos pelas grandes empresas do ramo.
Corruptopédia - apesar do nome, é um site onde se discute política nacional, onde principamente os maus políticos costumam ter suas biografis bem documentadas.
Pode-se concluir que se algum lugar na internet que é baseado no conhecimento construtivo o caos pode ser organizado ou não, é tudo uma questão de administração ,conhecimento e prudencia de que participa da antiga tarefa de propagar conhecimento, a diferença é que a tarefa é global ou nos afeta de modo global. Esse é um pensamento inicial, agora é esperar a web 2.0, 3.0,4.0......Só o tempo vai dizer aonde isso vai parar e como vai se desenvolver
Nenhum comentário:
Postar um comentário