sábado, 16 de outubro de 2010

Um breve entendimento de softwares educativos

Um breve entendimento de softwares educativos



Os jogos educativos, mais precisamente os softwares educativos, são usados como uma ferramenta educacional de ampliação das capacidades dos educandos, seja como forma de auto-aprendizado ou como ferramenta auxiliar no ensino, mas que deve acima de tudo , dar o aluno o prazer de aprender.Eles podem ser divididos em

  • Exercícios e Práticas

    Faz a tarefa, mas não faz a compreensão do que faz, faz pro fazer, nesse caso, o trabalho do educando resume-se a memorizar a informação com base na repetição da informação

  • Tutoriais
    Nesse tipo de ensino, o conhecimento pode ser repassado na forma de um livro eletrônico, vídeo, etc. Mostra uma informaçõ pronta, que o aluno pode escolher a sequência que deseja estudar, entretanto, ele nçao participado proceso de desenvolvimento do material e não pode formular teorias ou hipóteses, segundo Valente "Esse programa só permite ao "agente de aprendizagem" verificar o produto final e não os processos utilizados para alcançá-lo. A sua limitação se encontra justamente em não possibilitar a verificação se a informação processada passou a ser conhecimento agregado aos esquemas mentais".

  • Programação - Nesse metodo, alunos podem criar seus protótipos sem necessidade de conhecimentos de programação. Ao fazer esse tipo de aprendizado, está se usando estratégias, o que pode ser considerada uma forma de resolução de problemas, exigindo que o aprendiz processe a informação, a tranformando-a em conhecimento

  • Aplicativos - Programas de uso comum que embora não tenham sido feito de propósito educacional podem ser usado em várias áreas do conhecimento como ewditores de texto, planilhas eletrônicas
    execução - reflexão - depuração - descrição

  • Multimídia e Internet - É parecido com o tutorial, mas já está mais no contexto de hipertexto e links para o aprendiz trabalhar a idéia em questão, pode até ser usado para mantê-lo ocupado, mas sem ter um estudo aprofundado do que foi selacionado. Dessa forma, o uso de multimídia pronta e Internet são atividades que auxiliam o aprendiz a adquirir informações, mas não a compreender ou construir conhecimentos com a informação obtida. Torna-se necessária a intervenção do "agente de aprendizagem" para que o conhecimento seja construído.

  • Simulação - Na simulação é desenvolvida a modelagem de situações perigosas ou difíceis, onde sempre há algum risco na sua realização como experiências químicas, e de balísticas, dissecação de cadáveres e até mesmo criação de planetas ou viajens na História.As simulções podem ser divididas em abertas e fechadas. Simulações abertas são aquelas onde o aluno pode tirar suas proprias conclusões baseadas em sua própria capacidade de levantar hipóteses para resolver, compreender e analizar o problema em questão . As simulações fechadas são aquelas onde não ocorre interação com o aluno, que se limita a assistir a simulação e memorizar como o processo ocorre, sem desenvolvimento de análize crítica.

  • Jogos - Nessa modalidade o aluno é desafiado e estimulado a competir com a máquina ou com seus colegas de aula, podendo fazer o desenvolvimento de habilidades como prender a competir e o trabalho em equipe (entrando no conceito da multidisciplinaridade), o único porém é que o jogo, por si só faz o aluno,ou qualquer ficar interessada apenas em vencer, ficando uma situação repetitiva e sem espaço para a reflexão e sobre as estratégias de aprendizado, podendo causar dispersão


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