Um breve entendimento de softwares educativos
Os jogos educativos, mais precisamente os softwares educativos, são usados como uma ferramenta educacional de ampliação das capacidades dos educandos, seja como forma de auto-aprendizado ou como ferramenta auxiliar no ensino, mas que deve acima de tudo , dar o aluno o prazer de aprender.Eles podem ser divididos em
- Exercícios e Práticas
Faz a tarefa, mas não faz a compreensão do que faz, faz pro fazer, nesse caso, o trabalho do educando resume-se a memorizar a informação com base na repetição da informação
- Tutoriais
Nesse tipo de ensino, o conhecimento pode ser repassado na forma de um livro eletrônico, vídeo, etc. Mostra uma informaçõ pronta, que o aluno pode escolher a sequência que deseja estudar, entretanto, ele nçao participado proceso de desenvolvimento do material e não pode formular teorias ou hipóteses, segundo Valente "Esse programa só permite ao "agente de aprendizagem" verificar o produto final e não os processos utilizados para alcançá-lo. A sua limitação se encontra justamente em não possibilitar a verificação se a informação processada passou a ser conhecimento agregado aos esquemas mentais".
- Programação - Nesse metodo, alunos podem criar seus protótipos sem necessidade de conhecimentos de programação. Ao fazer esse tipo de aprendizado, está se usando estratégias, o que pode ser considerada uma forma de resolução de problemas, exigindo que o aprendiz processe a informação, a tranformando-a em conhecimento
- Aplicativos - Programas de uso comum que embora não tenham sido feito de propósito educacional podem ser usado em várias áreas do conhecimento como ewditores de texto, planilhas eletrônicas
execução - reflexão - depuração - descrição
- Multimídia e Internet - É parecido com o tutorial, mas já está mais no contexto de hipertexto e links para o aprendiz trabalhar a idéia em questão, pode até ser usado para mantê-lo ocupado, mas sem ter um estudo aprofundado do que foi selacionado. Dessa forma, o uso de multimídia pronta e Internet são atividades que auxiliam o aprendiz a adquirir informações, mas não a compreender ou construir conhecimentos com a informação obtida. Torna-se necessária a intervenção do "agente de aprendizagem" para que o conhecimento seja construído.
- Simulação - Na simulação é desenvolvida a modelagem de situações perigosas ou difíceis, onde sempre há algum risco na sua realização como experiências químicas, e de balísticas, dissecação de cadáveres e até mesmo criação de planetas ou viajens na História.As simulções podem ser divididas em abertas e fechadas. Simulações abertas são aquelas onde o aluno pode tirar suas proprias conclusões baseadas em sua própria capacidade de levantar hipóteses para resolver, compreender e analizar o problema em questão . As simulações fechadas são aquelas onde não ocorre interação com o aluno, que se limita a assistir a simulação e memorizar como o processo ocorre, sem desenvolvimento de análize crítica.
- Jogos - Nessa modalidade o aluno é desafiado e estimulado a competir com a máquina ou com seus colegas de aula, podendo fazer o desenvolvimento de habilidades como prender a competir e o trabalho em equipe (entrando no conceito da multidisciplinaridade), o único porém é que o jogo, por si só faz o aluno,ou qualquer ficar interessada apenas em vencer, ficando uma situação repetitiva e sem espaço para a reflexão e sobre as estratégias de aprendizado, podendo causar dispersão
Esses definições foram em parte retiradas dos artigos da web: (Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa) e em Objetos de Aprendizado: Um novo modelo direcionado ao Ensino a Distância
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