sábado, 16 de outubro de 2010

Educação Informatizada

Educação informatizada

Qualquer pessoa atualmente está exposta a tecnologia. Em um contexto de automatização geral, o ensino não poderia ficar de fora dessa revolução tecnológica, usar a TI para o ensino, com uma facilidade tecnológica vem outro desafio:antes só se tinha livros e verbalização do professor para ensinar, o saber centrado numa só pessoa, agora o desafio é usar a tecnologia de forma a ser um meio condutor para ensino, aprendizado e melhor interação aluno professor.

Um modelo ideal de informática na educação é aquele onde o professor é o agente condutor de ensino, pois não basta uma escola equipada com computadores, softwares voltados para a área educacional se o professor simplesmente tem a mentalidade de “Não sei mexer com computador” ou “Internet só é para diversão e jogar conversa fora!”, pois caso contrário, o ensino será totalmente desviado completamente das tarefas estabelecidas.

Nesse momento entra o professor capacitado, que vê a tecnologia como uma aliado no ensino, se torna um agente condutor de conhecimento, aquele que é capaz de transformar o conhecimento computacional em desenvolvimento de habilidades como aprimoramento da escrita, pronúncia, visão espacial, escrita , cálculo mental, além de se preparar para um uso mais consciente e racional da tecnologia, que evolui e exige a vontade de se atualizar e aprender algo novo , pois segundo Franco (2000) : “Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações da técnica.”

referência

Informática e educação: uma leitura de Focault . Disponível em : http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/educacao/educacao.html Acesso em 8 de Outubro de 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário